sexta-feira, 13 de maio de 2011

Revisão dos 18 meses (ou a tarde em que me fui abaixo)

Ontem foi dia de vacinas e revisão dos 18 meses do piolho.
Quanto às vacinas...o normal: gritos audiveis em todo o distrito de Setúbal.
No Pediatra...mais gritos (acho que ficou traumatizado com as vacinas).
Pesa 11,4Kg e mede 81,5cm. Tudo bem.
Ponto menos bem: a fala. Não diz nada de nada. E porquê? Em principio porque é mandrião (já que ele parece ouvir bem e percebe o que lhe dizemos). Sempre o foi: para mamar (preferia passar fome a esforçar-me para mamar...resultado: biberão ao fim de 15 dias); foi madrião para gatinhar (só gatinhou aos 11 meses e meio), foi mandrião para andar (andou aos 15 meses e meio - agora corre!), e agora é mandrião para falar. Confesso que em parte a culpa é nossa: nós percebemos o que ele quer, e como tal ele não precisa de se esforçar para falar.
Trabalho de casa: "puxar" por ele, ler-lhe livros, repetir palavras...e se possivel, em Setembro pô-lo no infantário, para ele conviver com outros meninos.
Eu nunca liguei muito aos timings do desenvolvimento dos bébés, porque sempre considerei que cada bebe tem o seu proprio ritmo. Sempre me irritou as comparações entre crianças. Mas ontem quando saí do médico senti-me triste [no caminho de casa até chorei]. E porquê? Porque sinto-me culpada por ele não falar. Porque sinto-me culpada por não o ter estimulado o suficiente.  Porque senti que não fui boa mãe neste campo. Porque se calhar tenho de dar razão a todos os que já me disseram (inclusive da familia) que ele está atrasado porque o filho ou o neto ou o sobrinho de não sei quem tem menos 3 meses que o meu e já fala português, francês, faz o pino e toca piano...
Sei que foi uma estupidez ter ficado assim...porque se de um dia para o outro deu-se o "clic" e ele começou a andar (correr)....também há-de chegar o dia que se dá o "clic" para falar.
Mas foi assim...Desabafo feito!

2 comentários:

  1. sim, é sempre bom desabafar e deixar registado... porque um dia ainda vens ler o que escreverste e ainda te vais rir de teres pensado assim ;) ehehehe!!
    Como dizes, as crianças são todas diferentes e cada uma tem o seu ritmo! Só te posso dar o exemplo do meu irmão, com 11 anos de diferença de mim. Todos diziam que o menino era atrasado, que assim, que assado... a minha mãe desesperada, pediu a opinião ao pediatra que lhe disse "olhe, quando ele começar a falar nunca mais se cala! vai ter de o mandar calar..." e mais "estas crianças são as mais inteligentes!" - nunca mais me esqueci! Hoje o meu irmão tem 22 anos e confirma-se !! :)
    No entanto, a questão de contar histórias não só é importante para o desenvolvimento da linguagem como também para estabelecer vinculos afectivos e proporcionar bons momentos... outra coisa importante é falarmos com eles de forma "normal" e não "abebesada", como corrigir naturalmente.
    Beijinhos e espero ter ajudado

    ResponderEliminar