terça-feira, 21 de maio de 2013

Posso desabafar, posso?

Tenho um piolho lindo. Sempre teve um desenvolvimento normal. Até que chegou à fase em que supostamente devem começar a falar e...nada. Quando digo nada é nada! Fazia-se entender por gestos. Comecei-me a preocupar. Se é certo que todas as crianças têm o seu ritmo, comecei a achar que estes atraso na fala não seria normal. Fui a pediatras de desenvolvimento (sim, a mais que um), foi a psicologos infantis, e todos me disseram a mesma coisa: Perturbação Especifica da Linguagem. A nivel cognitivo, tudo ok, ele aprende e apreende, é curioso, sociavel, tem consciência que não se consegue exprimir e fica frustado. E mais importante: comunica! O atraso é na linguagem, não na comunicação. No entanto na minha cabeça ecoa "Perturbação do Espectro do Autismo". Leio e releio as caracteristicas tipicas (a internet é um mundo...para o bom e para o mau). Se por vezes acho que ele encaixa, outras acho que não tem nada a ver. Os médicos e terapeutas dizem-me que por enquanto, e devido à dificuldade de diagnosticar alguns casos do espectro do autismo, não o podem diagnosticar como tal, porque não lhe reconhecem as caracteristicas tipicas do autismo. Pelo que vêm e conhecem, ele tem "só" um atraso na linguagem. Começou a ser companhado por uma equipa de intervenção precoce. O desenvolvimento na fala foi notório. Começou a dizer palavras e a esforçar-se para se fazer entender através da linguagem e não dos gestos. A terapeuta diz-me sempre que está muito contente com a evolução dele. Que eu devo estar orgulhosa. E eu estou! Orgulho-me de cada nova palavra, de cada nova tentativa de frase! A terapeuta diz-me que é muito curioso, tem uma excelente memória, e é muito esforçado. Continua a dizer-me que, segundo a opinião dela, ele tem "apenas" uma perturbação da linguagem. Para eu não pensar em autismo, porque para já não razões para isso. Eu tento não pensar. No entanto dou por mim a (estupidamente) desejar que lhe seja diagnosticado uma doença qualquer que justifique o atraso na linguagem. Como o pediatra me diz: "no news are good news". Não sei se será bem assim. Não sei o que é pior: não ter ou ter um diagnóstico...Não consigo perceber como é que ele sabe tanta coisa (ás vezes até fico parva) e depois não consegue falar. O meu maior receio: que ele não possa ter as mesmas oportunidades que os outros meninos. Daqui a 2 anos  tem idade para entrar para a escola: será que estará ao mesmo nivel (de fala, autonomia, etc) que as outras crianças da mesma idade? São estas preocupaçoes que me apertam o coração.
Ontem começou a fazer terapia da fala, fora do âmbito da intervenção precoce. Coincidências: ontem quando o fui buscar estava com febre. Passou uma noite terrivel. De manhã pediu-me "babô" (aka agua), bebeu e diz-me que têm dói-dói na boca. Estou confiante que com mais este "treino" ele desenrole a lingua. Toda a gente me diz que qualquer dia ainda o vou mandar calar....Espero que sim!
 
(desabafo feito)

1 comentário:

  1. Olá Maria!
    A minha sogra á 36 anos atrás teve o mesmo problema( o meu cunhado com a 4 anos ainda não falava), ela chegou a ir a vários pediatras e especialistas, todos lhe diziam que estava tudo bem. Até que houve um pediatra que lhe disse para ela ter sempre um rádio ligado, para ele pensar que havia sempre alguém a falar.
    E com isso, só começou a falar aos 4 anos.
    Tem fé que tudo irá correr pel melhor.

    Beijos

    ResponderEliminar